Sobe para seis o número de mortes por febre maculosa em Campos
A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) informou, na tarde desta quarta-feira (01), que em 2022 foram confirmados oito casos de Febre Maculosa no município. Deste total, seis foram a óbito. Outros dois se recuperaram da doença e estão bem. Há ainda 12 casos em investigação. Já o número de descartados, somam 41 casos. Em 2023 ainda não há notificação para a doença.
As vítimas que foram a óbito são uma criança de 10 anos, residente em Três Vendas, dois adultos com idade entre 56 e 70 anos, residentes nas localidades de Ciprião, na Baixada Campista, e no Novo Jockey, respectivamente. A quarta morte, uma criança de 7 anos, ocorreu em Coqueiro de Tocos, também na Baixada Campista. As confirmações mais recentes ocorreram em 29 de dezembro e são dois adultos de 65 e 61 anos, moradores do Eldorado e Ribeiro do Amaro, respectivamente, porém os óbitos ocorreram entre 4 de dezembro e 29 de novembro.
O Centro de Controle de Zoonoses de Campos(CCZ) só realiza a dedetização específica contra o carrapato-estrela quando há comprovação da doença. O órgão orienta à população quanto aos cuidados para evitar contato com carrapato, que é manter a higiene do ambiente e dos animais domésticos. Caso as pessoas morem ou adentre locais que tenham carrapato, usem macacão ou calça e camisa de mangas longas, de preferência na cor clara, facilitando a visualização de carrapatos, além disso, utilize fita adesiva prendendo a bainha da calça ou macacão com a bota impedindo a entrada de carrapatos. Após tirar essa roupa, deve-se fazer uma análise da superfície do corpo para verificar se não tem carrapatos.
Fonte: Ururau