RJ aprova antecipação do intervalo entre doses da Astrazeneca

Secretaria Estadual de Saúde recomenda aplicação da 2ª dose a partir de oito semanas após 1ª para adiantar vacinação

Rio mantém 12 semanas para segunda dose da AstraZeneca para não perder  eficácia | Saúde | iG

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (13), a aprovação da diminuição do intervalo de entre a 1ª e a 2ª dose da vacina AstraZeneca. De acordo com a deliberação, a segunda dose, antes prevista para doze semanas após a primeira, poderá ser aplicada a partir de oito semanas.

Segundo a pasta, a antecipação da segunda dose foi acordada com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, após consulta ao grupo de especialista e epidemiologista.

Ainda de acordo com a SES, a medida visa acelerar o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios do Rio já estão com estoque disponível do imunizante para a segunda dose. Além disso, o intervalo antecipado está em acordo com o descrito na bula do imunizante.

Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, informou que antecipará a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca para todas as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 17 de maio. Isso corresponde a um período de oito semanas e dois dias antes do prazo inicialmente estabelecido. Para isso, serão disponibilizadas 16 unidades de saúde que funcionarão de quinta-feira até o próximo domingo (15 a 18).

Já a capital do Rio informou que a Secretaria Municipal de Saúde está avaliando a recomendação junto ao comitê científico e ao Ministério da Saúde. Segundo a nota, a decisão será para o público em geral, com exceção de idosos e pessoas com comorbidades que deve manter o intervalo em 12 semanas.

Fonte: R7

Você pode gostar...