ENEL RIO REGISTROU MAIS DE 23 MIL RAIOS DESDE SEXTA-FEIRA NA SUA ÁREA DE CONCESSÃO
A Enel Distribuição Rio contabilizou, desde a última sexta-feira (3), por meio do serviço contratado de Monitoramento Climático da Climatempo, 23.950 raios nuvem-solo (que atingem a terra) em toda a sua área de concessão. As regiões mais atingidas por descargas atmosféricas foram Campos dos Goytacazes (6.189), Magé (4.948) e Macaé (4.264). Em seguida, aparecem a região Serrana (3.860), Lagos (1.916), Sul (1.349), São Gonçalo (772) e Niterói (652).
Nos últimos dias, a área de concessão da Enel Rio tem sido fortemente atingida pelos sucessivos eventos climáticos, com tempestades de verão e ventos superiores a 80 km/h, que provocaram quebras de árvores e o lançamento de objetos sobre a rede de distribuição de energia. As localidades mais afetadas neste momento são Macaé, Niterói, Campos, Lagos, São Gonçalo e Serrana.
A distribuidora informa que as ocorrências dos últimos dias ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 1.167 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 662 por descargas atmosféricas até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 108 postes da rede elétrica da companhia. Diante desse cenário, a Enel Rio ativou o seu Plano Verão e montou uma operação especial, aumentando em até 6 vezes o número de equipe de campo envolvendo diferentes áreas da empresa, com o objetivo de restabelecer os clientes afetados no menor tempo possível.
“Estamos trabalhando ininterruptamente com reforço das equipes em campo, operadores do Centro de Controle e equipe de gestores todos mobilizados para atuar nos reparos da rede ocasionados sucessivas tempestades e restabelecer os clientes impactados, bem como deslocamos recursos de outros polos de atuação da companhia para apoiar nas regiões mais atingidas”, afirma Thiago Morais, responsável por Operação e Manutenção na Enel Rio.
Fonte: Italva em Foco