PMCM: 100 dias de Governo
Prefeita Geane Vincler concedeu entrevista ao Portal Entre Cidades.
Nascida e criada em Cruz do Menino, interior de Cardoso Moreira, Geane Vincler é a primeira mulher a ocupar o cargo de Prefeita do município de Cardoso Moreira. Professora de formação, a Prefeita Geane ficou conhecida pelo importante trabalho ainda como vereadora, onde exerceu um mandato participativo.
Entre Cidades: São muitos os desafios em uma administração, mas, qual tem sido sua maior dificuldade frente ao governo de Cardoso Moreira?
Geane Vincler: Certamente, a saúde tem sido nosso maior desafio. Lidar diretamente com a vida das pessoas é algo de muita responsabilidade, que requer muita atenção, carinho e cuidado. Nos primeiros meses, tivemos muita dificuldade, pois herdamos uma secretaria de saúde com muitas pendências, com uma enorme fila reprimida de exames, uma farmácia sem remédios e falta de médicos. Com muito trabalho, é seguro dizer que, hoje, a saúde de Cardoso Moreira é outra, transformada, muito melhor. Assinamos um convênio com o Hospital São Vicente de Paulo, em Bom Jesus do Itabapoana, que garantiu para nosso município uma agilidade nas internações e exames dos munícipes. A fila de exames, por exemplo, foi zerada quando ainda tínhamos 55 dias de governo. Estamos estruturando toda a secretaria para que, o mais rapidamente possível, a saúde em Cardoso Moreira seja referência em todo o estado.
Entre Cidades: Qual o balanço que você faz desses primeiros 100 dias de governo?
Geane Vincler: Foram cem dias muito intensos, onde trabalhamos incansavelmente para cuidar de nossa cidade. Conseguimos significativos avanços em todas as áreas. Na educação, nós estamos concluindo o desenvolvimento de uma plataforma virtual própria, para o ensino remoto, que proporcionará uma interação melhor entre os alunos e os professores. Além disso, a Secretaria de Educação garantiu a distribuição de material didático para todos os estudantes da rede municipal de ensino. Foram preparadas com muito carinho, apostilas e atividades adequadas de forma específica para cada idade. Na cultura, nós inciamos a restauração da Casa da Cultura, no intuito de resgatar a cultura cardosense e zelar pelo nosso patrimônio histórico. Diversas ações estão sendo tomadas para fortalecer a cultura em Cardoso Moreira, além de fomentar o turismo no município, demos partida ao mapeamento turístico, em um trabalho em conjunto com o Cidennf, que é o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense. Nesses 100 dias, nós conseguimos avançar em frentes que antes eram vistas como impossíveis. Por exemplo, na saúde, o convênio firmado era algo visto como impossível para muitos. Também fizemos a adesão ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Noroeste Fluminense (CISNOVO), investimos na estruturação dos postos de saúde do interior, entre diversas ações. Na agricultura, por exemplo, ofertamos diversos cursos de capacitação para os produtores rurais, nesse período, houve mais de 200 atendimentos com máquinas, aproximadamente 2 mil mudas e sementes foram distribuídas, mais de 60 atendimentos veterinários e mais de 40km de estradas vicinais foram recuperados. O balanço desses primeiros 100 dias de governo é bastante positivo.
Entre Cidades: Vimos a Prefeitura fazer diversas reuniões e ações para organizar o trânsito na cidade. Há previsão de novas ações a serem realizadas?
Geane Vincler: Com certeza. Inclusive, encaminhamos um projeto de lei para a Câmara Municipal para a criação do Departamento Municipal de Trânsito e que regulamenta o trânsito de Cardoso Moreira. Infelizmente, nos últimos anos, é recorrente a falta de responsabilidade no trânsito, e vermos pessoas cometendo infrações no trânsito. Aprovado o projeto de lei, poderemos atuar de forma mais efetiva na busca por um trânsito seguro e no combate às infrações no trânsito, pois, hoje, nossa lei permite que a Prefeitura atue apenas de forma educativa. Chegamos a um ponto crítico, onde são necessárias medidas urgentes e contundentes, para que diminuam os acidentes e, assim, tenhamos uma cidade mais segura.
Entre Cidades: Nós vimos que a senhora firmou um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do estado, pode comentar um pouco?
Geane Vincler: Sim, nós, desde o início do ano estamos trabalhando constantemente na manutenção e na limpeza de todas as ruas e bairros de Cardoso Moreira, a manutenção de toda a cidade, como um todo, que estava bem largada, aí, quando assumimos a gestão, intensificamos esse trabalho de manutenção em diversas áreas. E, uma das ações, foi exatamente essa que você comentou, a assinatura do convênio com o DER-RJ, que está garantindo ao município todos os materiais necessários para a recuperação das nossas ruas e estradas. Desde que assinamos o convênio, iniciamos a operação Tapa Buraco e recuperamos mais de 15km de ruas e estradas do município.
Entre Cidades: Todos sabemos, que a pandemia de Covid-19 é um dos maiores desafios da atualidade. Como está sendo o enfrentamento a esta crise?
Geane Vincler: Hoje, a realidade mundial é muito triste. A pandemia veio e transformou a vida de todos nós, levando muitas pessoas queridas e tornando a realidade mais triste. Inclusive, queria, novamente, expressar meus sentimentos a todas as pessoas que perderam amigos e entes queridos para o coronavírus. Em Cardoso Moreira, tivemos algumas perdas, muito tristes e sentidas por todos nós, mas, em uma visão macro, estamos com a pandemia controlada na cidade, o número de casos ativos é relativamente baixo, inclusive, recentemente tivemos por alguns dias somente um caso ativo. A agilidade que estamos conseguindo ter na campanha de vacinação tem contribuído muito para deixar tudo sob controle. Já estamos finalizando a vacinação nos idosos e vamos passar para a fase adulta. Claro que eu gostaria que estivéssemos em uma velocidade maior, com mais pessoas vacinadas, mas dependemos das vacinas que são enviadas pelo Ministério da Saúde e, geralmente, a quantidade que chega é pequena. Mesmo assim, se comparado a outros locais do Brasil e do próprio estado, estamos com o percentual de vacinados acima da média.
Entre Cidades: A Prefeitura parece que implementou, também, uma campanha de testagem em massa da população. Como tem sido isso?
Geane Vincler: Sim, essa é uma realização através da Secretaria de Saúde. Para conseguir obter um maior controle da pandemia, e informações mais precisas do número de pessoas contaminadas, estamos fazendo a testagem em massa na população. A ação está ocorrendo de bairro em bairro, toda semana, com uma considerável média de pessoas testadas a cada dia de testagem realizado. Monitorar o contágio de covid-19 nos bairros, é muito importante, porque nem todas as pessoas que estão contaminadas apresentam algum sintoma, então elas só vão descobrir se estão com o vírus se realizarmos o teste.
Entre Cidades: Sabemos que na sociedade atual ainda temos muito preconceito contra mulheres. Você, sendo a primeira mulher a comandar Cardoso Moreira, como descreveria a participação feminina na política?
Geane Vincler: É um grande desafio que estou encarando. Ser mulher na política não é fácil, sendo a prefeita, se torna uma responsabilidade ainda maior. Sou a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita na história do município, uma cidade do interior, que ainda é bem tradicional. Muitos ainda possuem algum tipo de preconceito, duvidam da nossa capacidade. Mas, com muito trabalho, estamos conseguindo mudar isso aos poucos. A mulher tem a capacidade, o direito e o poder de estar onde ela quiser, ela é forte, independente e capaz. Com mulheres, a cada dia, ocupando mais cargos políticos, gera uma representatividade muito grande, pois, são locais historicamente ocupados em sua maioria por homens.
Entre Cidades: Quais as próximas ações que estão em mente?
Geane Vincler: A gente não pode entrar em muitos detalhes, para não criar uma expectativa na população antes da hora, e de forma irresponsável. Mas, a Secretaria de Projetos e Desenvolvimento, está trabalhando na criação de diversos projetos que mudarão a cara da nossa cidade, projetos que realmente darão qualidade de vida aos cardosenses. Posso usar um deles como exemplo, que é a Ponte de Ferro, já estamos correndo atrás da captação de recursos para viabilizar o projeto. Nós também conseguimos dois milhões de reais para a construção de uma creche em Outeiro, vamos reformar a UMS de São Joaquim e de Outeiro, que ficarão bem modernas e bonitas. Essas obras serão feitas com recursos que conseguimos na ida à Brasília, com o apoio dos Deputados Federais. Outra ação que será realidade em Cardoso Moreira, será a construção de seis pontes em locais estratégicos no interior do município. Então, a população pode ter em mente que estamos trabalhando muito para melhorar nossa cidade e, em breve, teremos muitas novidades.